fbpx

Angelina Caron é o hospital com mais transplantes realizados no Paraná

Desde a criação do Serviço de Transplantes do Hospital Angelina Caron, em 2001, foram realizados mais de 1.400 transplantes, de coração, córnea, fígado, medula óssea, pâncreas ou rim. Somente em 2017, o HAC realizou 303 procedimentos desse tipo. Com esses números, tornou-se a primeira instituição em quantidade de transplantes no estado, segundo os últimos dados da Central de Transplante do Paraná.

Para o médico responsável pela Central de Transplantes do Hospital Angelina Caron, João Nicoluzzi, esse desempenho é resultado das ações continuadas contra a desinformação, o preconceito e alguns temores que ainda envolvem a doação de órgãos. “O número de transplantes teve aumento de 12% se comparado ao resultado de 2016. A evolução é reflexo das ações para a conscientização e reflexão das famílias. A doação de órgãos ainda é um assunto tabu presente na sociedade, mesmo com o acesso à informação e o constante esforço para se desmistificar a doação. É fato que os números podem melhorar ainda mais. Precisamos continuar sensibilizando a população para a necessidade da doação de órgãos e tecidos e mostrar quantas vidas podem ser salvas”, explica.

A quantidade de transplantados pelo Angelina Caron representa 15% dos procedimentos realizados em todo o estado em 2017.

“Procedimentos complexos como os transplantes de pâncreas/rim e fígado/rim, em que o índice do hospital é de 94% e 50% dos procedimentos feitos no Paraná, reforçam a posição do Angelina Caron como referência para transplantes. Podemos mencionar ainda os números dos transplantes de pâncreas e coração, 75% e 44% respectivamente”, menciona Nicoluzzi.