(41) 3679.8100

Gestão ambiental recicla 90% dos resíduos gerados pelo hospital

Incorporadas na rotina diária dos funcionários e corpo clínico do Hospital Angelina Caron, as práticas sustentáveis perpassam todas as ações do hospital, da alimentação natural servida nas refeições até à destinação dos resíduos: 90% do volume é reciclado.

Num projeto em conjunto com a Sanepar, a área de gestão ambiental do HAC realiza diariamente o tratamento dos efluentes em uma estação própria, para posterior destinação na rede de esgoto.

“Dessa forma, estamos preservando a área de manancial da Represa do Iraí, que abastece Curitiba e região com água potável. Seguimos todos os protocolos do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), além da Central de Triagem de Resíduos, em que separamos os resíduos para reciclagem, de modo que apenas 10% do nosso lixo é recolhido pela prefeitura”, explica Zenewton Klüppel, gestor ambiental do hospital.

39 toneladas por mês

Em 2018, das 56 toneladas de lixo gerado pelo hospital mensalmente, 39 toneladas foram recicladas e valorizadas. “São resíduos reciclados, incluindo lixo orgânico usado para compostagem da nossa horta. Apenas 17 toneladas de lixo hospitalar são destinadas a uma empresa especializada”, pontua.

O HAC promove ainda treinamento da equipe sobre temas relacionados à sustentabilidade e alimentação natural, além do uso de produtos de limpeza biodegradáveis.

Selo Green Kitchen

Em 2017, o Hospital Angelina Caron recebeu o selo Green Kitchen, relacionado com o uso de práticas sustentáveis e busca constante da melhoria na alimentação dos usuários da instituição. A certificação foi obtida após uma avaliação padrão com 49 questões relacionadas à alimentação saudável, sustentabilidade e ambientação natural, e foi aplicada pelo Serviço de Nutrição Dietética (SND).