fbpx

Pacientes da pediatria do Angelina Caron que forem à biblioteca da Bia recebem atendimento psicológico

bibliotecadabia
Pacientes da Pediatria do Hospital Angelina Caron recebem acompanhamento psicológico de forma lúdica, na Biblioteca da Bia. Desde que este espaço foi inaugurado, em agosto deste ano, foi vista a possibilidade dele ser utilizado pelas crianças internadas no Hospital. Para enfrentar o adoecimento do corpo e das dificuldades emocionais são realizadas atividades lúdicas entre elas, na Biblioteca da Bia.

Para a coordenadora do Serviço de Psicologia, Sunilda Marmanillo Guimarães, a leitura é um facilitador no alívio das tensões, principalmente aos pacientes internados em períodos de longa duração. “Seja por meio de desenhos, na brinquedoteca e na Biblioteca da Bia, nossos pequenos pacientes têm um atendimento humanizado” diz Sunilda. Segundo ela, na leitura a criança encontra novas dimensões à imaginação, podendo afastar o que mais a angustia.

Na área de pediatria do Hospital, todos os dias às 10h30, depois que as crianças já foram atendidas pelo pediatra e os cuidados de enfermagem já foram realizados, a psicóloga faz uma triagem para ver quem são as crianças que podem e desejam ir à Biblioteca. No local, são realizadas atividades de leitura, que de alguma forma aliviam o estado de desamparo e de dor que a internação provoca. “As crianças acabam expressando seus sentimentos, falam de medo, da dor e de suas expectativas ao se identificarem com os personagens”, destaca Sunilda.

Os livros da Biblioteca da Bia ficam à disposição da comunidade hospitalar, sem custo algum, sendo permitida a retirada de livros se a pessoas doarem outro no lugar. A ideia principal do projeto é estar sempre recebendo livros novos. Os interessados em realizar doações de livros podem entrar em contato pela página do projeto O Sonho da Bia no facebook.