fbpx

Hospital Angelina Caron realizou 207 transplantes de órgãos de janeiro a maio

transplantes-de-órgãos

Salvar vidas todos os dias. Esse é o papel principal de um hospital. Ainda mais em um país onde o acesso à saúde depende de iniciativa e boa gestão dos recursos. E esse é o caso do Hospital Angelina Caron, em Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba.

A instituição realizou 207 transplantes de órgãos de janeiro a maio, sendo o hospital com mais procedimentos realizados no Paraná esse ano, segundo os últimos dados disponíveis da Central de Transplante do Paraná. Os receptores ganharam uma nova oportunidade de viver com os transplantes de coração, córnea, fígado, medula óssea, pâncreas ou rim.

Para o médico responsável pela Central de Transplantes de Órgãos do Hospital Angelina Caron, João Nicoluzzi, esse desempenho é um alento contra a desinformação, o preconceito e alguns temores que envolvem a doação de órgãos, mas  pode melhorar.

“A doação de órgãos ainda é um assunto tabu presente na sociedade. Mesmo com o acesso à informação e o constante esforço para se desmistificar a doação. Os números podem melhorar ainda mais, precisamos sensibilizar permanentemente a população para a necessidade da doação de órgãos e tecidos e mostrar quantas vidas podem mudar”, explica.

Estatísticas

A quantidade de transplantados pelo Angelina Caron representa 18% dos procedimentos realizados em todo o estado em 2017.
“Índices para os transplantes de coração e fígado, 66% e 40% respectivamente, reforçam a posição do Angelina Caron como referência para transplantes no Paraná. Para comparativo, em 2016 foram feitos 300 procedimentos, sendo o hospital que mais realizou transplantes no estado”, menciona Nicoluzzi.

Cinco coisas para se pensar

  1. Para se assumir doador, não é preciso nenhum registro por escrito
  2. Um único doador salva em média de 8 a 10 pessoas, com o transplante de córneas, coração, pulmões, rins, fígado, pâncreas, pele, ossos e válvulas cardíacas
  3. Não existe nenhuma despesa de operação. O SUS se responsabiliza por todos os gastos
  4. Idade e histórico médico não importam. Todas as pessoas são doadoras potenciais. O fator determinante é a condição médica
  5. Até mesmo as religiões contrárias à transfusão de sangue, como testemunhas de Jeová, são favoráveis à doação de órgãos e tecidos

O Hospital Angelina Caron

O Hospital Angelina Caron está localizado na cidade de Campina Grande do Sul, na Grande Curitiba (PR). De caráter eminentemente social, o local é um centro médico-hospitalar de referência no Sul do País e um dos maiores parceiros do Sistema Único de Saúde (SUS) no Paraná. Recebe, anualmente, mais de 350 mil pacientes de todo o país, dos quais 95% pertencem ao SUS. Atua em todas as vertentes da medicina e é um centro tradicional de fomento ao ensino e à pesquisa. O setor de transplantes é um dos mais destacados, reconhecido internacionalmente, com cerca de 250 procedimentos por ano nas áreas hepática, renal, renopancreática, cardíaca e de tecidos corneanos.

Fonte: Conselho Regional de Medicina do Estado do Paraná