(41) 3679.8100

Uma história de gerações

Construir um hospital na Região Metropolitana de Curitiba, com foco no social, no paciente mais carente, sempre foi prioridade para a família Caron. Até que esse sonho se materializou em 1983. Em terreno doado generosamente pela Sra. Lúcia Strapasson, amiga da família, moradora em Quatro Barras, o Hospital começou a funcionar com 50 leitos e um grupo reduzido de médicos e colaboradores. A figura do Dr. Darvil Caron no apoio financeiro e, especialmente como pai, foi fundamental em todas as etapas deste projeto.

A BR-116 era conhecida na época como a “Rodovia da Morte”, pelo elevado número de acidentes. O Angelina Caron encontrava-se próximo da rodovia e, logo de início, acabou recebendo as mais graves vítimas de trauma. Precisou crescer para enfrentar este cenário que, felizmente, mudou com o passar dos anos.

Já credenciado pelo sistema público de saúde, graças a laços de amizade mantidos pelo Sr. Darvil Caron com o então ministro Alceni Guerra, o Angelina Caron deixou de ser conhecido apenas pelas vítimas atendidas em pronto-socorro. Iniciava uma segunda fase, incorporando praticamente todas as especialidades da Medicina. Contava, à época, com uma UTI Geral e outra Cardíaca – ambas muito bem equipadas.

Em pouco tempo, somando experiência clínica e cirúrgica e renomados especialistas, foi mais adiante. Passou a agregar, gradativamente, procedimentos de elevada complexidade. Destaques, no início dos anos 2000, para os transplantes renais, hepáticos, pancreáticos e reno-pancreáticos.

No contraponto das sucessivas crises econômicas enfrentadas pelo país, o Angelina Caron seguiu em frente, sem recuar. Um avançado centro oncológico e de transplantes de medula óssea, resultado de R$ 30 milhões em recursos próprios, entregues à comunidade em 2015, só ratificou a preocupação do Angelina Caron em não parar.

Atualmente, o Hospital Angelina Caron recebe mais de 370 mil pacientes ao ano, de todas as partes do país. Destes, 95% pertencem ao sistema público de saúde. A todos, o HAC oferece tecnologia de ponta, praticando uma medicina terciária e com resolutividade. Alia o conhecimento dos seus profissionais com o profundo respeito e carinho pelo paciente.

O HAC desempenha as suas funções com transparência, ciente do seu compromisso com os parceiros e com a comunidade. É comprometido com o bem servir, gerar qualidade de vida, promover e multiplicar sorrisos!

  1. 1979

    1979: Início da construção do Hospital e Maternidade Angelina Caron

  2. 1980

    1980: Pilares da construção

  3. 1981

    1981: A família Caron participando de cada detalhe dessa história

  4. 1981

    1981: Dr. Marco acompanhando a obra do Hospital

  5. 1983

    1983: Obras do hospital em andamento

  6. 1983

    1983: Obras do hospital em andamento

  7. 1983

    1983: Obras do hospital em andamento

  8. 1983

    1983: Obras do hospital em andamento

  9. 1984

    1984: Inauguração do Hospital e Maternidade Angelina Caron

  10. 1994

    1994: Inauguração da Ala de Pediatria do Hospital e Maternidade Angelina Caron

  11. 1998

    1998: Primeira grande ampliação do HAC – inicia-se a parceria com o arquiteto Julio Pechmann

  12. 2004

    2004: Transição para entidade sem fins lucrativos – Sociedade Hospitalar Angelina Caron

  13. 2009

    2009: Inauguração do Bloco de Ambulatórios com 93 consultórios especializados

  14. 2011

    2011: Inauguração de uma das maiores obras de ampliação e melhoria de infraestrutura da SHAC – Ala Julio Pechmann

  15. 2011

    2011: Funcionários do SHAC responsáveis pela obra da Ala Julio Pechmann

  16. 2015

    2015: Inauguração da Fase II do Centro de Tratamento de Oncologia / Diagnostico de Imagem e Transplante de Medula Óssea

  17. 2015

    2015: Inauguração da Fase II do Centro de Tratamento de Oncologia / Diagnostico de Imagem e Transplante de Medula Óssea

  18. 2016

    2016: Vista aérea dos 24 mil metros quadrados de área construída

  19. 2016

    2016: Praça da SHAC para funcionários e pacientes com vista para a Serra do Mar Medula Óssea

  20. 2016

    2016: Familia Caron: gerações dedicando-se a cura do próximo.

Missão

A Sociedade Hospitalar Angelina Caron tem por missão atender, plenamente, os seus mais diversos públicos. De forma igualitária, humanizada e integral. Tendo como pilares os mais rigorosos princípios éticos, o compromisso social e a sua tradição, como condicionantes para oferecer a melhor promoção em saúde, voltada à plena retomada da qualidade de vida dos seus pacientes.

Visão

Ser uma instituição de interesse social de excelência e referência estadual e nacional, autossustentável, capacitada para atuar nas áreas de saúde, educação, assistência social e pesquisa médico-científica.

Valores

A Sociedade Hospitalar Angelina Caron acredita que os resultados obtidos por uma instituição devem simbolizar muito mais do que metas alcançadas ou números atingidos. Devem representar o comprometimento com os valores e preceitos organizacionais que alicerçam toda e qualquer ação pessoal ou corporativa. Por isto, temos como princípios e valores:

  • Respeito ao ser humano
  • Humanização
  • Qualificação profissional
  • Qualidade e segurança no atendimento
  • Inovação tecnológica
  • Responsabilidade social
  • Fomento ao ensino e à pesquisa
  • Compromisso com resultados
  • Compromisso com as gerações futuras
  • Respeito com o meio ambiente e com a natureza

Uma Grande Virada na História do HAC

O Hospital Angelina Caron foi fundado em outubro de 1983, pelos irmãos e médicos Marco Antonio Caron e Pedro Caron. Apesar de seu início como centro médico privado, sempre teve suas raízes no social, priorizando os pacientes mais carentes. Em 2004, surgiu a primeira grande transformação em sua estrutura, com o surgimento da Sociedade Hospitalar Angelina Caron. A mudança foi essencial, no sentido de elevar o número de atendimentos, ampliar programas sociais e investir no ensino e na pesquisa, em todas as áreas da medicina. Acima de tudo, a criação da Sociedade Hospitalar Angelina Caron representou maior autonomia, representatividade, mais oportunidades de investimentos e de crescimento, mesmo em períodos de crise. Prova disto é o volume crescente de parcerias firmadas da Sociedade Hospitalar Angelina Caron com órgãos governamentais, a iniciativa privada e a comunidade, com vistas a propiciar, por meio de doações, recursos e incentivos fiscais, o atendimento com qualidade ao paciente.