Hospital Angelina Caron
[Logo - Hospital Angelina Caron]

Seja você um Multiplicador de Sorrisos Doe Agora

Uma história de gerações

Construir um hospital na Região Metropolitana de Curitiba, com foco no social, no paciente mais carente, sempre foi prioridade para a família Caron. Até que esse sonho se materializou em 1983. Em terreno doado generosamente pela Sra. Lúcia Strapasson, amiga da família, moradora em Quatro Barras, o Hospital começou a funcionar com 50 leitos e um grupo reduzido de médicos e colaboradores. A figura do Dr. Darvil Caron no apoio financeiro e, especialmente como pai, foi fundamental em todas as etapas deste projeto.

A BR-116 era conhecida na época como a "Rodovia da Morte", pelo elevado número de acidentes. O Angelina Caron encontrava-se próximo da rodovia e, logo de início, acabou recebendo as mais graves vítimas de trauma. Precisou crescer para enfrentar este cenário que, felizmente, mudou com o passar dos anos.

Já credenciado pelo sistema público de saúde, graças a laços de amizade mantidos pelo Sr. Darvil Caron com o então ministro Alceni Guerra, o Angelina Caron deixou de ser conhecido apenas pelas vítimas atendidas em pronto-socorro. Iniciava uma segunda fase, incorporando praticamente todas as especialidades da Medicina. Contava, à época, com uma UTI Geral e outra Cardíaca - ambas muito bem equipadas. 

Em pouco tempo, somando experiência clínica e cirúrgica e renomados especialistas, foi mais adiante. Passou a agregar, gradativamente, procedimentos de elevada complexidade. Destaques, no início dos anos 2000, para os transplantes renais, hepáticos, pancreáticos e reno-pancreáticos.

No contraponto das sucessivas crises econômicas enfrentadas pelo país, o Angelina Caron seguiu em frente, sem recuar. Um avançado centro oncológico e de transplantes de medula óssea, resultado de R$ 30 milhões em recursos próprios, entregues à comunidade em 2015, só ratificou a preocupação do Angelina Caron em não parar.

Atualmente, o Hospital Angelina Caron recebe mais de 370 mil pacientes ao ano, de todas as partes do país. Destes, 95% pertencem ao sistema público de saúde. A todos, o HAC oferece tecnologia de ponta, praticando uma medicina terciária e com resolutividade. Alia o conhecimento dos seus profissionais com o profundo respeito e carinho pelo paciente.

O HAC desempenha as suas funções com transparência, ciente do seu compromisso com os parceiros e com a comunidade. É comprometido com o bem servir, gerar qualidade de vida, promover e multiplicar sorrisos!

  1. 1979

    1979: Início da construção do Hospital e Maternidade Angelina Caron

  2. 1980

    1980: Pilares da construção

  3. 1981

    1981: A família Caron participando de cada detalhe dessa história

  4. 1981

    1981: Dr. Marco acompanhando a obra do Hospital

  5. 1983

    1983: Obras do hospital em andamento

  6. 1983

    1983: Obras do hospital em andamento

  7. 1983

    1983: Obras do hospital em andamento

  8. 1983

    1983: Obras do hospital em andamento

  9. 1984

    1984: Inauguração do Hospital e Maternidade Angelina Caron

  10. 1994

    1994: Inauguração da Ala de Pediatria do Hospital e Maternidade Angelina Caron

  11. 1998

    1998: Primeira grande ampliação do HAC – inicia-se a parceria com o arquiteto Julio Pechmann

  12. 2004

    2004: Transição para entidade sem fins lucrativos – Sociedade Hospitalar Angelina Caron

  13. 2009

    2009: Inauguração do Bloco de Ambulatórios com 93 consultórios especializados

  14. 2011

    2011: Inauguração de uma das maiores obras de ampliação e melhoria de infraestrutura da SHAC – Ala Julio Pechmann

  15. 2011

    2011: Funcionários do SHAC responsáveis pela obra da Ala Julio Pechmann

  16. 2015

    2015: Inauguração da Fase II do Centro de Tratamento de Oncologia / Diagnostico de Imagem e Transplante de Medula Óssea

  17. 2015

    2015: Inauguração da Fase II do Centro de Tratamento de Oncologia / Diagnostico de Imagem e Transplante de Medula Óssea

  18. 2016

    2016: Vista aérea dos 24 mil metros quadrados de área construída

  19. 2016

    2016: Praça da SHAC para funcionários e pacientes com vista para a Serra do Mar Medula Óssea

  20. 2016

    2016: Familia Caron: gerações dedicando-se a cura do próximo.

Missão

A Sociedade Hospitalar Angelina Caron tem por missão atender, plenamente, os seus mais diversos públicos. De forma igualitária, humanizada e integral. Tendo como pilares os mais rigorosos princípios éticos, o compromisso social e a sua tradição, como condicionantes para oferecer a melhor promoção em saúde, voltada à plena retomada da qualidade de vida dos seus pacientes.

Visão

Ser uma instituição de interesse social de excelência e referência estadual e nacional, autossustentável, capacitada para atuar nas áreas de saúde, educação, assistência social e pesquisa médico-científica.

Quando atingimos a mais alta performance na área médica, honramos nosso compromisso com a vida

Valores

A Sociedade Hospitalar Angelina Caron acredita que os resultados obtidos por uma instituição devem simbolizar muito mais do que metas alcançadas ou números atingidos. Devem representar o comprometimento com os valores e preceitos organizacionais que alicerçam toda e qualquer ação pessoal ou corporativa. Por isto, temos como princípios e valores:

  • Respeito ao ser humano
  • Humanização
  • Qualificação profissional
  • Qualidade e segurança no atendimento
  • Inovação tecnológica
  • Responsabilidade social
  • Fomento ao ensino e à pesquisa
  • Compromisso com resultados
  • Compromisso com as gerações futuras
  • Respeito com o meio ambiente e com a natureza

Uma grande virada na história do HAC

O Hospital Angelina Caron foi fundado em outubro de 1982, pelos irmãos e médicos Marco Antonio Caron e Pedro Caron. Apesar de seu início como centro médico privado, sempre teve suas raízes no social, priorizando os pacientes mais carentes. Em 2004, surgiu a primeira grande transformação em sua estrutura, com o surgimento da Sociedade Hospitalar Angelina Caron. A mudança foi essencial, no sentido de elevar o número de atendimentos, ampliar programas sociais e investir no ensino e na pesquisa, em todas as áreas da medicina. Acima de tudo, a criação da Sociedade Hospitalar Angelina Caron representou maior autonomia, representatividade, mais oportunidades de investimentos e de crescimento, mesmo em períodos de crise. Prova disto é o volume crescente de parcerias firmadas da Sociedade Hospitalar Angelina Caron com órgãos governamentais, a iniciativa privada e a comunidade, com vistas a propiciar, por meio de doações, recursos e incentivos fiscais, o atendimento com qualidade ao paciente.

Especialidade

[especialidades]

Estrutura

[estrutura]

Fique por dentro do Angelina Caron

[Blog]

Balança Social