fbpx

14 de novembro – Dia Mundial do Diabetes 2017

 

O Dia Mundial do Diabetes é em 14 de novembro e a campanha ganha força pelo país com a proximidade da data, criada em 1991 pela IDF (International Diabetes Federation) em conjunto com a OMS (Organização Mundial da Saúde). O objetivo é de fazer um alerta sobre os crescentes números de diagnósticos no mundo.

A data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas) a partir de 2007, com a aprovação da Resolução das Nações Unidas 61/225. A data é comemorada neste dia em virtude do nascimento do canadense Frederick Banting, descobridor – juntamente com Charles Best – da aplicação de insulina em 1921.

Especialistas do Hospital Angelina Caron informam que a diabetes é a mais comum das doenças não transmissíveis com elevada prevalência e incidência crescente. Um simples exame de sangue pode revelar se você tem diabetes. O tratamento correto é manter uma vida saudável, controlando o nível de glicose no sangue, para evitar complicações.

Atualmente, são 415 milhões de pessoas em todo o mundo e continua a aumentar em todos os países, estimando-se que em 2040 haja um aumento para 642 milhões de pessoas atingidas pela doença. Para esse ano, o tema escolhido para a campanha foi “Mulheres e Diabetes: nosso direito a um futuro saudável”. Dentre os objetivos da campanha mundial, segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes estão:

– incentivar os governos a implementar e fortalecer políticas para a prevenção e controle do diabetes e suas complicações;

– disseminar ferramentas para apoiar as iniciativas nacionais e locais para a prevenção e controle do diabetes e suas complicações;

– destacar a importância da educação baseada em evidências na prevenção e controle do diabetes e suas complicações.

– aumentar a conscientização dos sinais de alerta do diabetes e promover ações para incentivar o diagnóstico precoce.

– promover ações para reduzir os principais fatores de risco para o diabetes.