fbpx

Conheça 11 alimentos que são os vilões da pressão alta

Dados do Ministério da Saúde indicam que a hipertensão arterial – ou pressão alta, como é popularmente conhecida – atinge aproximadamente 30 milhões de brasileiros – 25% da população – e mata 300 mil pessoas todos os anos.  A maior parte dos hipertensos está na terceira idade (50%), mas crianças e adolescentes não estão livres. Cerca de 5% dos doentes estão nesta faixa de idade.

 

O cardiologista Dalton Precoma, do Hospital Angelina Caron, explica que a hipertensão arterial não apresenta sintomas que permitam antecipar o diagnóstico. “A hipertensão é silenciosa e por isso a prevenção é ainda mais importante. A doença pode surgir em crianças, adultos e idosos e exige acompanhamento médico frequente.”.

 

O especialista reforça que a mudança de hábitos como alimentação, tabagismo e a prática de exercícios físicos é fundamental para a prevenção do mal. “Um dos primeiros passos é reduzir o consumo de sódio na alimentação. Ele está presente principalmente no sal e contribui para o agravamento da doença”, comenta.

 

Os super vilões:

 

  1. Sal
  2. Embutidos
  3. Alimentos enlatados
  4. Bolachas
  5. Sopas em pó
  6. Refrigerantes e sucos diet
  7. Alimentos prontos congelados
  8. Macarrão instantâneo
  9. Azeitonas e outros alimentos em conserva
  10. Shoyu e outros temperos industrializados
  11. Sanduíche de presunto e queijo