fbpx

Dia nacional de doação de leite humano é em 19 de maio

Dia-Nacional-de-Doação-de-leite

A doação de leite materno salva a vida de milhares de crianças prematuras no Brasil. Para os bancos de leite humano do Brasil, o “Dia Nacional de Doação de Leite Humano” é celebrado no dia 19 de maio para sensibilizar a sociedade para a importância da doação de leite humano.

Para doar, as mulheres no período da amamentação bastam ser saudáveis e não tomar nenhum medicamento que interfira na amamentação e na doação.

A data foi instituída pelo Ministério da Saúde com a Lei Nº 13.227 e é comemorada desde 2004. Dados do Ministério da Saúde indicam que atualmente, no Brasil, 30% do leite humano são perdidos no processo de doação, entre a coleta e o recebimento pelo recém-nascido. Por isso, há a necessidade de seguir corretamente todo o passo a passo da doação.

A doação é indicada para a recuperação de milhares de recém-nascidos prematuros e abaixo do peso (menos que 2,5 kg) internados. Com a doação, esses bebês ganham peso mais rápido, se desenvolvem com mais saúde e ficam protegido de infecções.

Para mais informações, procure o Banco de Leite Humano mais próximo de você e saiba mais sobre o assunto no portal do Ministério da Saúde.