fbpx

Fibromialgia: Doença invisível que causa dor em várias partes do corpo

fibromialgia

A dor é intensa por todo o corpo, focada nas pernas, quadris, costas, braços, ombros e pescoço, atingindo múltiplos pontos sensíveis e causando além de fadiga, rigidez muscular, dor após esforço físico e alterações no sono. Essa é a fibromialgia, uma síndrome clínica dolorosa de origem e causas ainda desconhecidas e sem cura.

Muitas vezes quando o médico não está familiarizado com o diagnóstico de fibromialgia, ela é confundida com a Síndrome de Fadiga Crônica pela semelhança dos sintomas. No entanto, os tratamentos são diferentes. No caso da fibromialgia, a atividade física é fundamental e benéfica.

A doença pode aparecer a qualquer momento da vida. Estima-se que de cada dez pacientes com fibromialgia, nove são mulheres. Dessas, a idade geralmente é entre 30 e 60 anos. No entanto, pode ocorrer com pessoas mais velhas, crianças e adolescentes.

Médicos do Hospital Angelina Caron destacam que o tratamento ideal da dor crônica se fundamenta no controle, mas não é possível ainda a eliminação da doença. Um dos meios para controlar os sintomas é a atividade física regular, que deverá ser mantida para o resto da vida.